Otoplastia

A otoplastia é a cirurgia realizada para corrigir as famosas “orelhas de abano”. Essa técnica é indicada em casos de orelhas muito grandes, insatisfação do paciente com algum outro procedimento cirúrgico na região ou orelhas salientes, o que pode acontecer em uma ou nas duas orelhas. A otoplastia tem a capacidade de alterar e melhorar a posição, forma e proporções das orelhas.

Após realizar uma análise individualizada de cada paciente, o cirurgião irá indicar qual é o melhor procedimento. Dependendo da necessidade do caso, é possível raspar ou extrair parte da cartilagem, pela parte de trás ou da frente da orelha, ou realizar uma simples sutura. Esses pequenos detalhes são essenciais para conseguir um resultado natural, um rosto mais harmônico e orelhas proporcionais à face.

Esse procedimento cirúrgico, que é indicado para pacientes a partir dos sete anos, dura cerca de 1h30 e deixa cicatrizes quase imperceptíveis. É comum que após a cirurgia das orelhas o paciente sinta um pequeno desconforto, que pode ser controlado usando as ataduras e a medicação indicada pelo médico.