Mentoplastia é a cirurgia plástica capaz de remodelar o queixo. Os implantes de queixo podem ser feitos de silicone macio, sólido ou substâncias porosas que permitem a integração com os tecidos circundantes. A escolha do tipo de implante é feita de acordo com as necessidades de cada paciente.
Normalmente, esse procedimento é realizado para corrigir assimetrias faciais, áreas do rosto que não se desenvolveram corretamente e para melhorar a proporção facial de pacientes que passaram por alguma cirurgia facial. A mentoplastia melhora os contornos faciais do paciente e, consequentemente, deixa seu rosto mais harmônico.
O processo é feito através de uma pequena incisão no lado de dentro da boca ou ao longo da parte inferior do queixo. Em seguida, com o auxílio de um eletrocautério ou outros instrumentos cirúrgicos, o médico cria cuidadosamente uma bolsa abaixo da camada muscular, logo acima do maxilar. Após inserir e posicionar o implante cuidadosamente, o médico verificará se a aparência do paciente ficou natural e equilibrada e, caso seja necessário, fará os ajustes necessários. Por fim, o médico irá fechar as incisões e fazer pequenas bandagens para proporcionar conforto ao paciente.
O incômodo, dor e inchaço desaparecem alguns dias após a cirurgia. Nos casos em que a incisão for feita dentro da boca, as suturas provavelmente se dissolverão. Se forem usadas suturas não dissolvíveis para uma incisão sob o queixo, a remoção costuma ser feita em até 10 dias depois da cirurgia. Seus resultados podem ser observados quase que imediatamente.