Lipoescultura

A lipoescultura é a cirurgia que engloba a combinação das técnicas de lipoaspiração e lipoenxertia. Ela consiste em remover o excesso de gordura localizada de uma área para colocá-la em outra parte do corpo, com o objetivo de redefinir o contorno corporal do paciente. Nos casos mais comuns a gordura retirada é colocada nas nádegas.

A lipoaspiração é o primeiro passo desse procedimento. Após isso, parte da gordura aspirada é purificada e usada para a lipoenxertia, em áreas que precisam de mais volume. Essa gordura é colocada através de finas seringas (nos glúteos, mãos, face ou mamas).

Com tempo de internação de até 24 horas, é comum que o pós-operatório seja caracterizado por inchaço e manchas roxas, mas esses sintomas somem sozinhos em, aproximadamente, um mês. O recomendado é que, durante os dois primeiros meses após a lipoescultura, o paciente utilize uma cinta elástica e realize drenagem linfática regularmente (sete dias após o procedimento), para acelerar a recuperação e reduzir o inchaço.