Face-lifting e lifting cervicofacial

É comum que a aparência do rosto mude com o passar dos anos. Essas mudanças podem ocorrer no pescoço e nas regiões alta, média e baixa da face; no entanto, as alterações na parte central geralmente ocorrem primeiro que as alterações na parte inferior. As modificações incluem perda do volume, flacidez, aparecimento de rugas e sulcos.

O lifting é indicado para melhorar a aparência, diminuir os sinais de envelhecimento e deixar o paciente com o rosto mais jovial. Existem diferentes tipos de lifting facial. O que é feito no terço médio, por exemplo, tem como objetivo o rejuvenescimento da região central do rosto. Já o lifting facial do terço inferior corrige as mudanças, causadas pela idade, que acometem a parte baixa do rosto.

Durante o lifting facial do terço médio, os tecidos subjacentes são esticados, e as bolsas de gordura que dão forma e volume ao rosto são elevadas para deixar a aparência mais firme e jovial novamente. E no lifting facial do terço inferior, os tecidos conjuntivo e muscular subjacentes, conhecidos como SMAS, são elevados, a pele do rosto, esticada, e o excesso de pele, removido. Nenhuma dessas duas técnicas corrige a flacidez do pescoço ou da linha da mandíbula. Nesse caso, o indicado é realizar uma cirurgia de lifting cervicofacial.

O lifting cervicofacial é uma cirurgia para melhorar o aspecto da face e pescoço. Depois de fazer uma incisão na pele, normalmente contornando a orelha da paciente, estica-se a pele flácida. Esse procedimento tem como objetivo melhorar a tensão da pele, eliminar as rugas, a flacidez da região e os depósitos de gordura na bochecha.