Os bioestimuladores para tratamentos corporais são substâncias que, ao serem injetadas na pele, estimulam a produção de colágeno cuja produção é reduzida ao longo do tempo. Essa técnica é indicada para redefinir o contorno corporal, diminuir a flacidez na parte interna da coxa, melhorar o aspecto dos glúteos e acabar com o “umbigo triste”.
A flacidez corporal é resultado da perda progressiva de colágeno e elastina, que acontece com o passar dos anos. Porém, pós-parto, perda abrupta e excessiva de peso, gravidez, exposição solar excessiva, alterações hormonais e genéticas são outras possíveis causas para a flacidez.
Os bioestimuladores de colágeno são substâncias biocompatíveis e biorreabsorvíveis, que produzem uma reação inflamatória controlada capaz de estimular a produção das fibras responsáveis pela firmeza da pele. O ácido polilático e a hidroxiapatita de cálcio são as substâncias mais utilizadas nessa técnica. Além de diminuir a flacidez, o bioestimulador também pode ser usado no tratamento de celulite, para nivelar a pele e melhorar sua espessura.