A abdominoplastia pode ser clássica ou mini. O procedimento clássico é um dos mais realizados em cirurgia plástica. Ele consiste em remover a frouxidão da pele, depósitos de gordura, marcas de distensão da região abdominal e reforçar músculos abdominais verticais distendidos e enfraquecidos com o passar do tempo. Esse procedimento é indicado para deixar o abdômen mais firme e plano.
A miniabdominoplastia é um procedimento mais simples, já que a posição do seu umbigo não é afetada e as incisões são menores. Pessoas indicadas para miniabdominoplastia devem ser saudáveis, estar relativamente em forma e não ter planos de engravidar futuramente, já que isso poderá estirar novamente os músculos enrijecidos.
Esse procedimento pode ser realizado de forma isolada ou em conjunto com uma lipoaspiração, para melhorar o contorno corporal. É importante lembrar que essa técnica não é um tratamento contra obesidade, ou substituto de dietas e exercícios físicos.
De forma geral, fatores como gestações múltiplas e a genética contribuem para o desenvolvimento de frouxidão na pele, depósitos de gordura e marcas de distensão na região abdominal. Mesmo a perda de peso substancial pode contribuir para o desenvolvimento de frouxidão da pele abdominal. Como essas áreas não respondem à dieta e rotina de atividades físicas, o abdome assume tamanho desproporcional em relação ao restante do organismo.