A lipoescultura é um procedimento cirúrgico que engloba duas técnicas: lipoaspiração e lipoenxertia. Em outras palavras, essa cirurgia retira o excesso de gordura de uma região do corpo para recolocá-la em outra região. Por exemplo, retirar a gordura localizada da barriga para injetar nos glúteos, coxas ou panturrilha, para melhorar o contorno do corpo e deixá-lo mais harmônico.
Essa técnica, que pode ser feita em homens e mulheres, demora cerca de duas horas, dependendo da quantidade de gordura que precisa ser aspirada. É importante ressaltar que o pós-operatório pode vir acompanhado de dores e hematomas, tanto no local da aspiração quanto no local da enxertia. Mas não precisa se preocupar, esses sintomas são comuns e, normalmente, somem sozinhos em até um mês.
No pós-operatório, as regiões submetidas ao procedimento precisam de cuidados especiais. É recomendado que o paciente use cinta elástica, não faça esforços e permaneça deitado o máximo de tempo possível – durante as primeiras 48 horas. Lembre-se: a lipoescultura não é um procedimento indicado para pessoas obesas. Ele deve ser feito apenas para melhorar o contorno corporal e diminuir a gordura localizada.